O acompanhamento da produtividade dos Equipamentos de Diagnóstico é fundamental para avaliar a eficiência da gestão tecnológica da instituição. O principal KPI que poderá trazer isso em evidência é o Uptime.

O Uptime (Tempo em Funcionamento) muitas vezes é também expresso como uma taxa, do tempo em que determinado equipamento ficou disponível e operacional, em relação ao tempo que era esperado para uso.

De forma resumida, para exemplificar, suponha que um hospital possui uma ressonância que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em um mês de 30 dias, isso dá um total de 720 horas. Vamos chamar este tempo de TE (Tempo esperado).

Se este mesmo equipamento ficou inoperante durante 72 horas (3 dias), devido à uma necessidade de peças para o conserto, e chamando este valor de TI (Tempo Inoperante). É possível desdobrar imediatamente as seguintes informações:

O Tempo em Funcionamento, considerando que não houve nenhum outro problema técnico que o deixou Inoperante, é:

TE – TI = 720 – 72 = 648 horas

O Uptime (Taxa) = (TE-TI)/TE = 648/720= 90%

Isso significa que o equipamento ficou disponível 90% do tempo para realização de exames.

Como discutido acima, este indicador não é matematicamente complexo. O desafio na extração e acompanhamento deste indicador, é a necessidade de acompanhar de todas as manutenções realizadas no equipamento, entendendo qual a Condição Operacional que este equipamento se encontrava em cada uma delas e registrando de forma efetiva essa informação.

Caso o equipamento esteja Com Restrições ao invés de Inoperante, o cálculo do tempo em funcionamento poderá sofrer alterações ou não?

Depende de como este relatório é gerado, no exemplo mostrado é considerado apenas a condição Inoperante.

Outros desafios na elaboração do relatório podem estar relacionados também ao Tempo Esperado. Um hospital 24h tem diferenças significativas em relação à uma Clínica de Diagnóstico que opera em horário comercial, em relação a expectativa produtiva do equipamento.

O Uptime, portanto, além de ser um indicador chave de performance do equipamento, traz de forma quantitativa qual o impacto e eficiência da equipe que promove o gerenciamento tecnológico. Além disso, muitos contratos de manutenção são negociados baseados na performance deste indicador. Por isso, é fundamental o seu acompanhamento.

A EHC através da PlataformaEHC, um sistema de Gerenciamento de Manutenção e Engenharia Clínica dedicado para Clínicas de Diagnóstico e Laboratórios, lhe entrega este indicador com exatidão, e nossa equipe de suporte pode esclarecer todas as dúvidas relacionadas à sua elaboração.

Entre em contato conosco, e tenha acesso à indicadores-chave para sua tomada de decisão.   

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