MTTR – Tempo Médio de Reparo, como usá-lo e o que não podemos afirmar com este indicador?

O MTTR – Mean Time to Repair, é um indicador amplamente conhecido e divulgado quando o assunto é desempenho de equipes e processos de manutenção. Uma definição possível, por exemplo estabelecida pela BS EN 15341:2007, Norma Britânica esclarece:

MTTR = TR / NF

Exemplo da Formula, com TR = 27.5 e NF = 2

TR: Tempo para Reestabelecer (Tempo que ficou inoperante/indisponível).
NF: Número de Falhas.

Com isto em mente, imagine o cenário em que um equipamento ficou inoperante durante 5 dias. Porém, o Engenheiro precisou de apenas 2 horas para resolver o problema, no quinto dia.

O tempo efetivo de reparo deste equipamento foi de apenas duas horas, porém a variável TR será diretamente impactada por todo o processo administrativo de cotação, deslocamento do engenheiro, aprovação de orçamento, agendamento de serviço etc.

Se um determinado modelo está com o MTTR alto, quer dizer que a efetividade do prestador em campo é baixa? Ou o projeto do equipamento dificulta a manutenção? Não podemos afirmar, diversos fatores administrativos e inclusive internos da instituição proprietária poderiam estar afetando este indicador, de acordo com esta definição. O que podemos afirmar é que com certeza o fluxo está com gargalos. Como saber onde?

Há diversas outras definições e metodologias de obtenção do MTTR, por isso é fundamental entender como o indicador está sendo gerado e quais informações impactam no resultado.

Além disso, faz-se necessário o uso de outros indicadores em conjunto como o Uptime, Tempo de Resposta e MTBF, para que a tomada de decisão não seja mascarada e os gargalos específicos sejam identificados.

Achou interessante? Compartilhe com a sua rede e marque aqui um colega de trabalho que já precisou justificar o resultado deste indicador para nos contar a experiencia.

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