Entre os problemas de qualidade da energia elétrica, a interrupção do fornecimento é, sem dúvida, o mais grave, uma vez que afeta todos os equipamentos ligados à rede. Até mesmo os microcortes ou apagões invisíveis, que são interrupções no fornecimento de energia que duram menos de três minutos, podem provocar enormes prejuízos.

Normalmente, as interrupções de curta duração são causadas por eventos temporários na rede, mas os sistemas de distribuição possuem equipamentos que conseguem restabelecer o fornecimento rapidamente. Porém, ainda assim, provocam enormes prejuízos e por isso é importantíssimo utilizar todos os recursos disponíveis para evitar perdas desnecessárias.

Na Indústria, os prejuízos econômicos resultantes da má qualidade da energia elétrica, são muito elevados e objeto de preocupação. E na Saúde, não há sequer como mensurar os danos causados, já que o problema interfere até mesmo na manutenção da vida do paciente.

Os UPS (Uninterruptible Power Supply), conhecidos como No-Breaks, são equipamentos que devem ser ligados ao sistema de energia e alimentados por duas fontes: pela concessionária em regime normal e pelo sistema de geradores quando da falta de alimentação externa. A energia fornecida pelo No-Break busca a alta qualidade, com baixas variações de tensão, frequência ou outras perturbações do sistema elétrico convencional. Com bancos de baterias autônomos, na tecnologia online dupla conversão não há interrupção alguma do fornecimento quando ocorre a falha, nem no período necessário para que os geradores assumam a carga, suprindo de energia elétrica os serviços de dependem dessa fonte.

Os sistemas UPS são utilizados em áreas previstas em normas que necessitam de energia elétrica de altíssima confiabilidade, bem como, para alimentar equipamentos e sistemas de elevada criticidade, como centros cirúrgicos, UTI(s), salas de recuperação, pronto socorros, laboratórios e emergências, locais onde são usados sistemas médicos de diagnóstico por imagem e equipamentos de eletromedicina, além de setores onde são realizadas análises clínicas e patológicas.

Nas salas cirúrgicas, além de todos os equipamentos médicos, há um outro componente extremamente importante para o sucesso da intervenção: os focos cirúrgicos. Visualizar tarefas delicadas com iluminação inadequada exige esforço extra que absorve parte da energia e atenção que deveriam estar dirigidas à tarefa, acarretando um aumento do desgaste físico da equipe e da tensão relacionada à própria atividade.

A NBR 5413 determina os níveis mínimos de iluminação e faz recomendações específicas sobre o assunto para as instalações em locais de assistência à saúde. Daí a importância de manter, de forma ininterrupta, o fornecimento de energia que alimenta também os focos cirúrgicos.

A CM Comandos Lineares fabrica e comercializa No-Breaks para equipamentos médicos, que atendem às necessidades das mais diversas atividades deste ramo.

Todos os equipamentos da CM Comandos Lineares são projetados com recursos da tecnologia micro-eletrônica, com forma de onda senoidal digital na saída e operam com baterias seladas importadas, de alta confiabilidade.  Creation baseia-se na tecnologia Line Interactive e possui controle digital por microprocessador, e é dotado de inversor PWM de alta frequência.

A linha de No Breaks Creation e Solution são os mais utilizadas para aplicação em equipamentos médicos de diagnóstico por imagem, como Ultrassom, Densitometria Óssea, Workstation de Mamografia e Ressonância Magnética, bem como para equipamentos de Diagnóstico in Vitro em geral.  Para aplicações mais robustas e alta demanda, consultar as linhas Conception, Dominion, Innovation e Master.


0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *